segunda-feira, novembro 10, 2008

Sucesso não significa seguir "modelos predefinidos"



Para quem acha que fazer sucesso depende, dentre outras coisas, seguir as tendências do momento, a banda "O Rappa" mostrou com o novo trabalho intitulado "7 Vezes" que talento é o principal, sem sombra de dúvidas!

Após o último trabalho quatro anos atrás (Acústico MTV), já estava na hora da galera do Falcão e Cia. aparecer com mais um sucesso de público e crítica. O novo cd demorou um ano para ser finalizado, o que resultou num trabalho primoroso, cheio da musicalidade marcante da banda, e com letras que remetem ao cotidiano das classes menos favorecidas (aliás, marca registrada das letras poéticas e, ao mesmo tempo, contundentes), embalam até mesmo quem não é fã.

Destaque para as faixas "Meu santo tá cansado" (a dificuldade de todo trabalhador, sempre contando com ajuda "divina" para sobreviver, tema aliás sempre presente nas músicas da banda), "Hóstia" (núsica com tom espiritual, outra marca da banda, presente em quase todas as letras), "Meu mundo é o barro" (a realidade do brasileiro no trabalho informal, lutando diariamente para sobreviver e tentar vencer na vida), "7 Vezes" (crítica à educação do país), "Monstro Invisível" (crítica ao tráfico nas favelas), "Súplica Cearense" (homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, tal qual em outros trabalhos da banda, em que foram homenageados outros nomes da música brasileira), e "Respeito pela mais bela" (uma alusão à dignidade do povo, que "se foi e deixou saudades").

Embora seja suspeito (sou fã incondicional), compartilho da opinião geral dos críticos não só do Brasil, mas de outras partes do mundo, pois o novo trabalho foi muito bem aceito em outros países, demonstrando que "O Rappa" tem muito fôlego ainda, e gás para queimar por muitos e muitos anos!

Isso sem contar a empatia e a energia que Falcão extravasa, tanto em shows quanto em emissoras de TV (onde eles nunca cantam em "playback", pois fazem "ao vivo", como verdadeiros músicos que são), que somente adicionam um elemento a mais para se desfrutar, enfim, de um dos melhores trabalhos de uma banda brasileira dos últimos tempos!!!

Eu só posso agradecer, bem como meus ouvidos, por mais uma obra-prima da música!

Quem não ouviu, não sabe o que está perdendo!

Nenhum comentário: